Empresário contábil com mais de 40 anos de atividade, Valdir Pietrobon foi presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) de 2008 a 2014. Em sua gestão à frente da Federação, participou ativamente da elaboração de projetos que resultaram na criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; da Lei Complementar 128/2008, que viabilizou a figura jurídica do Microempreendedor Individual; e da inclusão dos escritórios de serviços contábeis no Anexo III do Simples Nacional.

Pietrobon é bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão do Negócio de Contabilidade pelo IBI Brasil Internacional Business Institute. Foi presidente do Sescap/PR pelos triênios 1998-2000 e 2001-2003; vice-presidente Institucional da Fenacon entre 2004 e 2007; e diretor da Câmara de Serviços da Confederação Nacional do Comércio (CNC) de 2004 a 2005.

Atualmente, Valdir Pietrobon é presidente do Instituto Fenacon; vice-presidente e corregedor da Junta Comercial do Paraná; diretor político parlamentar da Fenacon; representante da Federação no Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte; diretor suplente da CNC; e ocupa uma das cadeiras da Academia de Ciências Contábeis do Paraná.